SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30THE TEACHING USED BY RAMON LLULL THROUGH SYMBOLOGY OF NATUREEducation and women's rights in the time of pandemia in Mozambique author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

SCHWARZ, Douglas; VOELZKE, Marcos Rincon  and  MACEDO, Josué Antunes de. Influência do contexto educacional no ensino de astronomia. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e8709.  Epub June 22, 2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.8709.

Este trabalho discute uma pesquisa que pro-curou verificar se estratégias como oficinas de Astronomia e o uso das tecnologias digitais são suficientes para despertar o interesse dos alu-nos. O referencial teórico baseou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. A metodologia de investigação foi a análise e triangulação dos dados, com ênfase nos métodos mistos. No grupo experimental as in-tervenções foram implementadas por meio de oficinas de Astronomia, observações telescópi-cas e as tecnologias digitais. No grupo controle aulas convencionais. Foi possível concluir que, para alcançar uma Aprendizagem Significativa, uma das possibilidades é que o aluno se dispo-nha a aprender.

Keywords : Estratégias de Ensino; Astronomia; Aprendizagem Significativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )