SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30The pandemic in the women’s lives: A feminist reflection from Mozambique and BrazilGuarani pedagogy in the perceptions of teachers Guarani and Kaiowá from Mato Grosso do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

BANIWA, Gersem. A pedagogia da resiliência indígena em tempos de pandemia. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e12919.  Epub Sep 01, 2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12919.

Este ensaio éresultado de um exercício reflexivo, pedagógico e filosófico da dura experiência existencial em tempos de pandemia que exigiu uma revisitação subjetiva ao mundo ancestral Baniwa, apresentado no SemiEdu 2020 – Educação Intercultural e Direitos Humanos em Tempo de Pandemia. Trata-se deuma busca explicativa para a tragédia sanitária da pandemia da COVID-19 à luz das sabedorias e experiências Baniwa. Um achado aceitável é que se trata de uma reação da natureza diante do antropoceno fora de rota e potencializada pelo homemque de manejador e mediador primordial passou a vilão da natureza e, com ela, a humanidade.

Keywords : Pedagogias indígenas; Ancestralidade; Pandemia.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )