SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30A pedagogia da resiliência indígena em tempos de pandemiaLiterary flights with indigenous and non indigenous children from an intercultural perspective, Campo Grande, MS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista de Educação Pública

Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097

Abstract

VIEIRA, Carlos Magno Naglis  and  ABREU, Aurieler Jaime de. A pedagogia guarani nas percepções dos professores guarani e kaiowá do Mato Grosso do Sul. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e11729.  Epub Aug 04, 2021. ISSN 2238-2097.  https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.11729.

Utilizando como eixo teórico autores indígenas e não indígenas que dialogam com os estudos da cultura e da pedagogia guarani, a pesquisa apresenta as percepções dos professores guarani e kaiowá do Mato Grosso do Sul sobre a pedagogia guarani. Tendo como objeto de análise os relatórios da Ação Saberes Indígenas na Escola/MEC/SECADI, o trabalho demostrou que a pedagogia guarani é transmitida de maneira oral, possuindo elementos e modos próprios, apresentando reflexões sobre os conhecimentos tradicionais, autonomia e modo de ser que se fazem presentes entre os membros da comunidade e que circulam com as crianças na escola.

Keywords : Pedagogia Guarani; Professores Guarani e Kaiowá; Mato Grosso do Sul; Saberes Indígenas na Escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )