Revista de Educação Pública
Print version ISSN 0104-5962On-line version ISSN 2238-2097
Abstract
SANTANA, Kamila Lima de and MARTINS, Ângela Maria. A identidade profissional de coordenadores pedagógicos: tensões e desafios. R. Educ. Públ. [online]. 2021, vol.30, e12382. Epub Dec 12, 2021. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v30ijan/dez.12382.
Este artigo integra investigação maior que problematizou a implementação de um Programa denominado Sistema de Gestão Pedagógica, no contexto do trabalho da coordenação pedagógica na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Tem como propósito discutir a relação entre a institucionalização do recurso tecnológico e a constituição da identidade profissional de coordenadores pedagógicos. A fundamentação teórica está ancorada nos estudos sociológicos sobre identidade profissional. A pesquisa, de caráter qualitativo, lançou mão da análise de fontes documentais, da observação participante, e da realização de entrevista compreensiva para desvelar o fenômeno investigado. O foco deste artigo está nas etapas desenvolvidas no campo de pesquisa. A inclusão do Programa no trabalho dos coordenadores pedagógicos revela novas possibilidades de atuação profissional, repercutindo assim, na (re) construção da identidade profissional.
Keywords : Identidade profissional; Coordenação pedagógica; Sistema de gestão pedagógica.