SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue54Literatura e identidade: tecendo narrativas em rodas de leitura author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

On-line version ISSN 2317-0972

Abstract

SANTOS, Janayna Paula Lima de Souza  and  CALIL, Eduardo. Como representar onomatopeias? Um estudo em manuscritos escolares de histórias em quadrinhos escritas por alunos do 2o ano do Ensino Fundamental. LTP [online]. 2010, vol.27, n.54, pp.74-85. ISSN 2317-0972.

Este trabalho discute a manifestação de formas de representação de onomatopeias em histórias em quadrinhos inventadas por alunos de um 2o ano do Ensino Fundamental. Inicialmente apresentamos uma breve descrição desse fenômeno linguístico que, segundo Ullman, tem na “repetição” e “reduplicação” uma de suas propriedades mais importantes; em seguida, analisamos algumas de suas relações com a linguagem gráfico -visual de histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Os manuscritos escolares coletados são os produtos de doze propostas de produção de texto feitas a partir do projeto didático “Gibi na sala”, desenvolvido no segundo semestre de 2008 em uma escola pública de Maceió. Escolhemos um manuscrito produzido por uma díade em que aparecem cinco onomatopeias, para poder exemplificar as relações estabelecidas entre essas onomatopeias e as imagens que as suscitaram. Apesar da aparente evidência que possa haver na representação onomatopaica de um personagem chorando ou cantando, os alunos apresentam formas linguísticas que, embora preservem em parte as propriedades de “repetição” e “reduplicação”, não se diferenciam em relação à imagem que representam.

Keywords : Histórias em Quadrinhos; Manuscrito Escolar; Criação; Onomatopeia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )