SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue64Leitura política de um projeto de leitura author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

GARLET, Francieli Regina  and  OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Andarilhar para pensar a docência desde outros lugares. LTP [online]. 2015, vol.33, n.64, pp.81-95. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.2014/LTP-v33n64jan0006.

Este artigo apresenta alguns aspectos de uma experimentação em linhas de escrita sobre a docência a partir de um modo de pesquisa andarilho, em que o pesquisador, ao longo de suas andanças, recolhe coisas, perambula por 'entre' o instituído, sem se fixar. Articulado a esta concepção, pensamos o espaço liso, onde o pesquisador andarilho ganha velocidade, e o espaço estriado, que procura contê-lo. Com isso, buscamos pensar a docência a partir de elementos (poesias, narrativas, fotografias e experimentações artísticas) recolhidos em nossas andarilhagens pelas pesquisas, experimentados a partir do que dispararam em nós, pegos pelos seus vazios que intentam ser mais habitados que preenchidos; uma docência na qual é possível manter ou cavar um vazio que se possa habitar de diferentes maneiras, através do encontro com o outro.

Keywords : Pesquisar Andarilho; Espaço Liso; Espaço Estriado; Docência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )