SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue69The leading role of reading in the integralist action project: books in the newspaper Flamma Verde -Florianópolis (SC) - between 1936-1938From the concept of subjectivity of Benveniste to reading as an act of enunciation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

TAVARES, Carla Nunes Vieira. Da implicância à implicação: possibilidades de ocupação da posição de professor no ensino de escrita. LTP [online]. 2017, vol.35, n.69, pp.73-86. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv35n6920170086.

A partir da análise de um relato de experiência docente, este artigo objetiva discutir saídas para o discurso de vitimização que caracteriza a ocupação da posição de professor de línguas, em especial no que diz respeito à escrita. Com base na mobilização de algumas noções da psicanálise lacaniana, a formação e o processo de ensino-aprendizagem são abordados, de modo a reivindicar que a transmissão do saber implique o investimento subjetivo, sendo impulsionada pela transferência. As considerações da análise do relato apontam que uma maior implicação na posição de professor estaria na dependência de uma relação criativa entre sujeito e saber, possibilitando ao docente abrir mão de um discurso de vitimização para assumir uma postura inventiva e responsável sobre a posição de professor.

Keywords : Ensino-Aprendizagem de Línguas; Formação de Professores; Escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )