SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue69From the concept of subjectivity of Benveniste to reading as an act of enunciationThe development of readers as a pedagogical proposal: from contradictions to congruencies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

MARTINEZ, Adriana Ofretorio de Oliveira Martin. Diálogos sobre os fazeres pedagógicos em um curso de formação continuada. LTP [online]. 2017, vol.35, n.69, pp.103-113. ISSN 2317-0972.  https://doi.org/10.5965/0102-387Xv35n69201700113.

A reflexão tornou-se uma ação importante na formação do professor e de outros profissionais da educação, como orientadores pedagógicos, diretores, agentes de Educação Infantil, entre outros. Entretanto, que ações reflexivas são possíveis em ambientes de formação continuada? Na tentativa de dialogar sobre essa questão e inserido na vertente do profissional reflexivo, o presente texto propõe apresentar o contexto de um curso de formação continuada desenvolvido por uma Prefeitura Municipal do Estado de São Paulo. Intitulado “Do Planejamento ao Registro: as implicações dessas práticas para/no cotidiano da Educação Infantil”, esse curso buscou dialogar sobre diferentes práticas pedagógicas e, além disso, promover trocas de experiência e reflexão; e elaborar e registrar, com narrativas, as atividades que poderiam ser desenvolvidas no ambiente educacional com crianças pequenas. A reflexão, neste texto, parte da relação estabelecida entre experiência vivida e contada nesse curso, num caminho também apoiado por referenciais teóricos.

Keywords : Reflexão; Práticas; Narrativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )