SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue74Thinking poetry in classroom: didactic reflections for the fruition of the poetic textThe Cupid and the reader: affectivity in the mediation of literary reading author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Leitura: Teoria e Prática

Print version ISSN 0102-387XOn-line version ISSN 2317-0972

Abstract

MELO, Keylla Rejane Almeida  and  BRITO, Antonia Edna. Práticas de leitura e escrita na educação infantil: o texto como unidade de sentido. LTP [online]. 2018, vol.36, n.74, pp.31-45.  Epub Aug 02, 2019. ISSN 2317-0972.

O presente texto é resultado de pesquisa narrativa, de abordagem qualitativa, intitulada “Os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil”, realizada em dois Centros Municipais de Educação Infantil do município de Teresina-PI, envolvendo oito interlocutoras que, a partir da escrita de diários de aula, refletiram sobre suas práticas de leitura e de escrita com crianças, na faixa etária de 3 a 6 anos de idade. O estudo buscou responder: Quais os usos da leitura e da escrita na Educação Infantil? Constatou-se, entre outras questões, que o texto não vem sendo trabalhado como prática social de usos da leitura e da escrita, aparecendo, na maioria das vezes, como pano de fundo para trabalhar mecanicamente essas habilidades linguísticas.

Keywords : Educação infantil; linguagem escrita; gêneros textuais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )