SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20HYBRID FACTOR REDUCTION AS A DATA MINING TECHNIQUE FOR LARGE SCALE EDUCATIONAL ASSESSMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

On-line version ISSN 2318-1338

Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. vol.11 no.20 Santa Maria  2022  Epub Aug 23, 2023

https://doi.org/10.5902/2318133869050 

Apresentação

Apresentação

Claudemir de Quadros¹  , professor
http://orcid.org/0000-0002-1204-0355

¹professor na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. claudemirdequadros@gmail.com.


Os anos de 2021 e 2022, têm sido de renovação no âmbito da Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional.

Em 2021, experimentou-se uma inovação, com a publicação de um número especial intitulado Memoriais de carreira docente. São sete memoriais apresentados na Universidade Federal de Santa Maria e na Universidade Federal de Pernambuco, por ocasião da banca de promoção à professor titular. A apresentação deste número especial coube à professora Maria da Conceição Passeggi, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte e à Universidade Cidade de São Paulo.

No seu brilhante texto introdutório, ela salientou a importância de preservar a memória acadêmica vivida para o futuro, ao salientar que,

para um olhar menos avisado, o memorial, como toda narrativa autobiográfica, tende a ocultar essa visão prospectiva que lhe dá vida, corpo, sangue e espírito. Esse gênero discursivo se conclui quando o ponto final coincide com o presente de quem narra, deixando em aberto o horizonte para novas histórias a serem narradas. Afinal, a vida é uma história a ser narrada! (Passeggi, 2021, p. 8)

O ano de 2022 se iniciou com renovação. A primeira foi a atualização, pelo Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM, do ambiente OJS, que passou a operar com a versão 3. Esta versão apresenta uma mudança tecnológica significativa em relação às versões anteriores e requer, por parte dos usuários, um outro aprendizado do seu funcionamento.

Em seguida, contou-se com o apoio do bolsista Lucas Silva Dias, do curso de Publicidade e Propaganda da UFSM, que trabalhou na atualização da identidade visual da Regae. Destaque-se a nova capa, logomarca, página no Facebook - https://www.facebook.com/revistaregae - e

canal no Youtube: https://www.youtube.com/c/RegaeRevistadeGestaoeAvaliacaoEducacional.

Para que tudo isso fosse possível, houve iniciativas e apoios:

- da equipe do Portal de Periódicos Eletrônicos da UFSM, em especial da Débora Dimussio, que tem, ao longo tempo, desenvolvido um trabalho diligente e incansável para a promoção dos periódicos mantidos pela instituição;

- da direção do Centro do Educação, que tem colaborado para com a manutenção da Regae.

Espera-se que 2022 seja um ano de sucesso, com a ampliação do número de artigos publicados, garantindo-se a filiação institucional diversificada dos autores, tramitação célere e registros em importantes indexadores e catálogos. Além disso, espera-se a intensificação do trabalho de tramitação, avaliação e publicação de artigos que possam contribuir para com o conhecimento e aprendizado de pautas relacionadas com gestão, políticas e avaliação educacional no Brasil.

Referência

PASSEGGI, Maria da Conceição. Memoriais: cantos de experiência vivida e em devir. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 10, n. especial, 2021, p. 1-10. [ Links ]

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons