SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20Institutional Self-Evaluation In A Non-Profit Private University And Its Potential Use For Decision-Making By The InstitutionPotentials And Fragilities Of A Chemical Engineering Course Through Graduation Analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

On-line version ISSN 2318-1338

Abstract

MACHADO, Laeda Bezerra  and  PAULA, Guilherme Gutemberg Barbosa de. Escola E Prática Pedagógica No Ensino Médio: Representações Sociais De Gestores. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e69477.  Epub Sep 27, 2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133869477.

Neste artigo, apresenta-se resultado de pesquisa pela qual buscou-se identificar e analisar as representações sociais de escola pública de ensino médio, elaboradas por gestores escolares. Foi realizamos um estudo de campo online com 10 gestores de escolas públicas estaduais de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, no âmbito do qual privilegiou-se narrativas dos gestores e enviadas por e-mail. O software Atlas.ti auxiliou a análise de conteúdo das narrativas. Os resultados revelam que as representações sociais de prática pedagógica dos gestores estão centradas no trabalho coletivo e que tais representações ressaltam a importância das boas relações e da postura ativa do gestor para fazer frente aos desafios da função, bem como reiteram a importância da prática pedagógica dos gestores para efetivação de políticas direcionadas às escolas de ensino médio.

Keywords : prática pedagógica; gestores; ensino médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )