SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20Decennial Education Plans In São Paulo Countryside Municipalities: Analysis Of Monitoring And Materialization Of Structuring GoalsBackground Of The Forum Of Editors Of Education Journals Of The Southern Region (2008-2021) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

On-line version ISSN 2318-1338

Abstract

SOUSA, Julio Francisco Rodrigues de; AZEVEDO, Marília Macorin de  and  CONSTANTINO, Paulo Roberto Prado. Auxiliar De Docente No Contexto Do Ensino Tecnológico: Finalidades E Atribuições. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e67834.  Epub Nov 29, 2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133867834.

É crescente na literatura a importância da educação profissional e tecnológica para o desenvolvimento mundial e, nesse sentido, faz-se necessário que exista uma estrutura com profissionais preparados para o atendimento de seus objetivos e propostas. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo apresentar, na percepção de docentes e auxiliares de docente, uma avaliação das atribuições destes em duas instituições de educação tecnológica pública nos municípios de São Paulo e Sorocaba. Realizou-se uma pesquisa de objetivo descritivo, abordagem qualitativa, natureza aplicada e com procedimento de pesquisa de campo na qual se aplicou um questionário eletrônico estruturado a todos os docentes e auxiliares de docente dessas unidades, em que foram relacionadas as atribuições desses profissionais, e os respondentes apontaram, segundo escala de Likert, quais são suas percepções acerca do tempo investido e qual a importância da mesma no cotidiano da estrutura de ensino. Os dados indicam que a maioria dos profissionais possuem uma percepção positiva acerca da atuação do auxiliar de docente, considerando a maior parte das atribuições com importância muito alta para o sucesso da educação profissional e tecnológica. As atribuições dos grupos de atividades técnico-operacionais e de relacionamento com os alunos foram as mais relevantes, sendo que as outras foram entendidas como complementares e menos importantes nesse contexto.

Keywords : educação profissional e tecnológica; auxiliar de docente; avaliação; gestão escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )