SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue21EXTERNAL EVALUATION AND INSTITUTIONAL EVALUATION: WHAT DO THE PEDAGOGIC COURSE PROJECTS OF A FEDERAL EDUCATION INSTITUTION TELL USFROM PRACTICE-BASED RESEARCH TO COMPETENCY-BASED LEARNING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

On-line version ISSN 2318-1338

Abstract

OLIVEIRA, Renata Araújo Jatobá  and  SILVA, Magna do Carmo. A GESTÃO DA AVALIAÇÃO PELA INTERMEDIAÇÃO PLANEJADA NAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS NA ALFABETIZAÇÃO. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2023, vol.12, n.21, e75419.  Epub Mar 25, 2024. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133875419.

Neste texto, analisa-se como duas professoras estabelecem relação entre os direitos ou competências sobre leitura e escrita, a gestão da avaliação pela intermediação planejada nas aprendizagens e o avanço das crianças no ciclo de alfabetização/Cours Préparatoire - CP/Cycle2 - ao longo do ano. A fundamentação teórica expõe a gestão do ensino e da avaliação para a alfabetização e letramento. A metodologia é qualitativa e retrata a organização do trabalho pedagógico no Brasil e na França. Para a análise, foi utilizada a análise de conteúdo. O resultado indicou que a gestão do ensino está pautada na construção do estilo profissional e que à gestão da avaliação, pela intermediação planejada, acontece quando o docente reflete a prática e a refaz para atender à heterogeneidade das aprendizagens.

Keywords : alfabetização; ensino; avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )