SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40Free software in compulsory education in Catalonia. A case studyThe concept of childhood, educational process and schooling in Jan Amos Komensky author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SOMMERHALDER, Aline; JOLY, Ilza Zenker Leme; SANTOS, Camila Marques dos  and  DUARTE, Camila Tanure. Crianças pequenas fazendo musicalização: contribuições dos brinquedos em processos educativos. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.40, pp.79-98. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.40(05).

Este artigo resulta de uma pesquisa que identificou processos educativos presentes nas práticas demusicalização com crianças, tendo como apoio o uso de brinquedos. Realizou-se observação parti-cipante em dois grupos de musicalização com crianças, entre 2 e 3 anos de idade, com registro emdiário de campo. Os resultados permitiram concluir que o processo de musicalização foi enriquecidode forma significativa pelos brinquedos disponibilizados para as crianças. Chocalhos, lenços, cavalosde pau, bichos de pelúcia, fantoches, bonecas de pano, livros de histórias infantis, instrumentos depequena percussão e objetos sonoros incentivaram a participação das crianças em cantos e danças,ampliaram as relações entre crianças e seus pares e crianças e adultos, funcionando como apoioslúdicos colaboradores na acolhida e convivência das crianças, na ampliação de suas interações efortalecimento de vínculos afetivos, sobretudo na promoção de momentos prazerosos, sensíveis emais humanizadores nas práticas de educação musical com crianças.

Keywords : Brinquedos; Educação Musical; Crianças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )