Série-Estudos
Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982
Abstract
MIESSE, Maria Carolina; MOREIRA, Jani Alves da Silva and SOUZA, Vânia de Fátima Matias de. Políticas educacionais e a retomada da disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC) no contexto atual. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.55, pp.261-277. Epub Apr 01, 2021. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1445.
O objetivo é analisar o processo de retorno da EMC na política educacional brasileira, fenômeno que se intensifica no contexto atual. Refere-se aos resultados de uma pesquisa exploratória, de análise crítica-contextualizada sobre a Lei n. 6.122/2018, que instituiu o retorno da EMC no currículo das redes pública e privada de ensino do Distrito Federal. Constata-se que o retorno da EMC no currículo propende a uma formação humana com bases antidemocráticas e moralizantes para o controle social.
Keywords : Políticas Educacionais; Educação Moral e Cívica; Lei n. 6.122/2018.