SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue58Artistic residencies and curriculum-experimentation: how can they help us to postpone the end of the world?Rural identity: discourses and images in small localities of Paysandú, Uruguay author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

CHAR, Carla  and  PARAISO, Marlucy Alves. Passos para acionar e efetivar um currículo-dançante. Sér.-Estud. [online]. 2021, vol.26, n.58, pp.33-54.  Epub Feb 28, 2022. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1596.

Este artigo trata dos passos dados no território de um currículo, em uma investigação, para acionar e efetivar um currículo-dançante, composto de experimentações com dança. A pesquisa, realizada em uma escola pública da Grande Belo Horizonte, em turmas do 8º e do 9º ano do ensino fundamental, trabalhou com conceitos e compreensões dos estudos curriculares pós-críticos e da filosofia da diferença. A investigação criou e utilizou como metodologia o dançarilhar, isto é: uma composição feita de cartografia + dança e que se inspira tanto nos estudos de Gilles Deleuze e Félix Guattari como no “Andarilho” de Nietzsche para apostar em um currículo que faz experimentações com a dança. Este artigo traz resultados dessa investigação e mostra toda a movimentação para a criação de um currículo-dançante que convida corpos a dançar no espaço entre um currículo-maior e um currículo-menor, subverte o senso comum em relação à dança e à demanda por dança como um “currículo turístico” e, desde os seus primeiros passos, produz resistências e desencadeia devires.

Keywords : dança; currículo; filosofia da diferença.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )