Série-Estudos
Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982
Abstract
CARVALHO, Ana Paula Pereira Marques de and FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. O currículo “imita” a arte: relações fronteiriças potencializadas na dança-teatro de Pina Bausch. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.61, pp.13-29. Epub Feb 16, 2023. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1734.
O texto em tela parte do mote “O Currículo ‘imita’ a Arte”, visando suscitar reflexões sobre o campo curricular como um movimento fluido que não se encerra nos muros da escola. Trazemos ao debate experiências de experimentações artísticas e a dança-teatro de Pina Bausch, as quais mobilizam debates que extrapolam lógicas binárias, incidindo sobre a concepção de significação como processo fluido, híbrido. Nas fronteiras entre a tradição do ballet e as próprias performances dessa tradição, os palcos de Pina trazem a dança como experiência, algo ambivalente, em que o novo sempre eclode, rompendo essa tradição, em função dos processos de enunciação cultural. Nesse percurso, trazemos Homi Bhabha e Jacques Derrida, os quais, em diálogo com a dança-teatro de Pina Bausch, permitem-nos adensar uma perspectiva discursiva pós-estrutural sobre currículo como movimento que se hibridiza na relação com o outro em que as tentativas de reprodução – imitação – são processos de diferimento. Assim, as apropriações que fazemos para o campo do currículo – e que trazemos neste texto – nos permitem problematizar os sentidos de currículo como um novo contaminado. Defendemos, portanto, a provisoriedade e a experiência sempre outra da produção curricular que é sempre fronteiriça, tal qual nos propõe a dança bauschiana.
Keywords : currículo; arte; negociação.