Série-Estudos
Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982
Abstract
THIENGO, Lara Carlette and MARI, Cezar Luiz De. O Reuni Digital e a conformação de uma agenda para a educação superior brasileira no pós-covid-19. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.62, pp.193-214. Epub May 23, 2023. ISSN 2318-1982. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i62.1770.
O objetivo deste texto é analisar o contexto e o Programa de Expansão do Ensino a Distância nas Universidades Federais (Reuni Digital), lançado em abril de 2021, pelo Ministério da Educação, na gestão de Milton Ribeiro. Tratamos ainda das recomendações do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para a educação superior - a partir do contexto da pandemia de covid-19 -, tendo como enfoque as propostas de intensificação de “eadedização”. A metodologia tem como fundamento o materialismo histórico-dialético e a abordagem crítico-interpretativa, a partir das análises de documentos das literaturas especializadas, notícias e entrevistas em sites e imprensa. Trabalhamos com o pressuposto de que o Programa RD tem por objetivo reconfigurar as IFES pela platamorfização da educação superior, produzindo a indistinção entre o público e o privado e entre as modalidades de ensino EAD e presencial.
Keywords : organizações internacionais; pandemia; universidade pública; Reuni Digital.