Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193
Abstract
LACE, ANDRÉIA MELLO; SANTOS, CATARINA DE ALMEIDA and NOGUEIRA, DANIELLE XABREGAS PAMPLONA. Entre a escola e o quartel: a negação do direito à educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.648-666. Epub July 21, 2020. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96856.
Este artigo analisa a militarização nas escolas públicas com o objetivo de extrair evidências sobre a efetivação da garantia do direito à educação com qualidade nesse modelo de gestão. Analisa os pressupostos da militarização à luz dos preceitos constitucionais do direito à educação e da qualidade socialmente referenciada. Foram realizadas análises documentais em fontes primárias e secundárias, matérias jornalísticas e produções teóricas sobre o tema. Concluiu-se que o modelo analisado preconiza a negação do direito à educação e da efetivação do princípio da qualidade socialmente referenciada.
Keywords : Militarização; escola pública; direito à educação; qualidade.