Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193
Abstract
LIMA, CAROLINA BARREIROS DE; NETTO, NATALIA BARBOZA and SOUZA, JANAINA MOREIRA PACHECO DE. Gestão democrática e militarização do ensino: reflexões a partir de um estudo de caso. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.828-843. Epub July 21, 2020. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol35n32019.96014.
O artigo aborda a gestão democrática no ensino público, problematizada a partir de pesquisa realizada em uma instituição militar de ensino do Rio de Janeiro. Um estudo de caso delineado em 2017, subsidiado por fontes documentais, entrevistas e observações apontou limites para esse processo em uma escola com características tão peculiares. Análises pautadas nos modelos de organização tensionaram a concretização de uma efetiva gestão democrática nesse espaço, fato que vai de encontro à proposta de criação e expansão de escolas cívico-militares de educação básica, instituída pela atual governança presidencial brasileira e apontada pelo Decreto nº 9.465/2019.
Keywords : Gestão democrática; Militarização do ensino; Teoria organizacional.