Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193
Abstract
SILVA, MARY DAYANE SOUZA. Implicações do Ambiente Físico de Aprendizagem na Formação de Mestres Profissionais em Administração. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.692-705. Epub Jan 11, 2021. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol36n22020.99546.
O pensamento acadêmico contemporâneo sugere que o professor não pode limitar-se apenas a dar aulas. É necessário também que crie um ambiente de aprendizagem no qual o aluno seja levado a compartilhar conhecimento em sala de forma aberta, fluida e espontânea, acompanhado por igual crescimento de sua compreensão como elemento ativo-participativo no aprendizado construído a partir desse ambiente. A presente pesquisa objetivou compreender as implicações do ambiente físico de aprendizagem na formação de mestres profissionais de administração. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e foram analisados qualitativamente. Os resultados indicam que a disposição do mobiliário de forma circular em sala de aula, articulada a partir da organização mobiliar formalmente estabelecida, constitui um ambiente eficazmente dinâmico de aprendizagem em que há um nítido desenvolvimento da interação de forma mais ativa e participativa dos alunos no encadeamento da condução da aula, oportunizando a gestão de espaços de ensino benéficos à aprendizagem.
Keywords : Ambiente Físico de Aprendizagem; Ambiente de Aprendizagem; Formação de Mestres Profissionais.