SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2Democratic school management: more Freire, never lessMilitization of public schools: reflections in light of the conception of democratic management of education in Paulo Freire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

OLIVEIRA, EDNA CASTRO DE; REZENDE, ALDO; FERREIRA, MARIA JOSÉ DE RESENDE  and  FALCAO, PATRÍCIA HELMER. Desafios da práxis freireana em tempos de pandemia: ensino remoto e gestão educacional no proeja. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.787-809.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113252.

Como estudo em andamento, o texto revisita o pensamento e práxis de Paulo Freire em suas relações com o momento presente para pensar os desafios da gestão educacional, na adoção do ensino remoto no Proeja, em função da Covid-19. Os pressupostos da pesquisa documental e da sistematização de experiência foram estratégias de investigação articuladas, que permitiram desvelar os movimentos dialógicos e participativos dos sujeitos como fundantes na definição de ações para a redução dos impactos do ensino remoto junto a estudantes do Curso Técnico Integrado em Hospedagem do Proeja.

Keywords : Pensamento freireano; Proeja; Ensino remoto; Diálogo; Gestão Democrática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )