SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2Contributions of the culture circle to popular participation in the management of basic education: dialogues with Paulo FreireCurriculum document of the bragantina school and democratic school management: a view from the freirean educational principles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

URBANETZ, SANDRA TEREZINHA  and  BASTOS, ELIANA NUNES MACIEL. Gestão democrática e a educação profissional e tecnológica a partir dos pressupostos freireanos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.921-937.  Epub Mar 31, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.112318.

O texto destaca a gestão democrática como premissa para a realização de uma educação mais igualitária nos âmbitos da educação nacional, principalmente, na ambiência da Educação Profissional e Tecnológica (Ept). Demonstrando os subsídios legais vigentes e os indicativos de Paulo Freire para a constituição de uma gestão democrática. Têm-se o objetivo de aguçar as discussões acerca da postura participativa e/ou democrática das gestões escolares contemporâneas, a partir dos pressupostos Freireanos, os quais são imprescindíveis quando se almeja constituir uma educação integral qualitativa.

Keywords : Gestão Democrática; Paulo Freire; Educação Profissional; Democracia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )