Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193
Abstract
URBANETZ, SANDRA TEREZINHA and BASTOS, ELIANA NUNES MACIEL. Gestão democrática e a educação profissional e tecnológica a partir dos pressupostos freireanos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.921-937. Epub Mar 31, 2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol37n22021.112318.
O texto destaca a gestão democrática como premissa para a realização de uma educação mais igualitária nos âmbitos da educação nacional, principalmente, na ambiência da Educação Profissional e Tecnológica (Ept). Demonstrando os subsídios legais vigentes e os indicativos de Paulo Freire para a constituição de uma gestão democrática. Têm-se o objetivo de aguçar as discussões acerca da postura participativa e/ou democrática das gestões escolares contemporâneas, a partir dos pressupostos Freireanos, os quais são imprescindíveis quando se almeja constituir uma educação integral qualitativa.
Keywords : Gestão Democrática; Paulo Freire; Educação Profissional; Democracia.