SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Access to higher education through affirmative action in Brazil: in search of social equityFrom empire to republic, the history of public policies for undergraduate medical education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

HIORES, PATRÍCIA MACEDO  and  LUNARDI, ELISIANE MACHADO. Formação de educadores em contexto: construção dialógica na educação infantil em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e111910.  Epub Mar 27, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111910.

O estudo é resultado da proposta de formação em contexto com educadoras da infância em tempos de pandemia a partir de uma reflexão- dialógica ancorada na pedagogia freireana. A metodologia teve uma abordagem qualitativa, do tipo Pesquisa Formação (JOSSO, 2010), mediada pelos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos (HENZ, 2015) tendo esses a compreensão da Hermenêutica (GADAMER, 1999; HERMANN, 2002). A proposta de formação dialógica em contexto demonstrou o protagonismo, conscientização e auto(trans) formação das educadoras, em que se perceberam agentes de transformação e [re] significação da Proposta Pedagógica na Escola de Educação infantil.

Keywords : Educação Infantil; Proposta Pedagógica; Formação em contexto; Círculos Dialógicos Investigativo-formativos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )