Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193
Abstract
HIORES, PATRÍCIA MACEDO and LUNARDI, ELISIANE MACHADO. Formação de educadores em contexto: construção dialógica na educação infantil em tempos de pandemia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e111910. Epub Mar 27, 2022. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111910.
O estudo é resultado da proposta de formação em contexto com educadoras da infância em tempos de pandemia a partir de uma reflexão- dialógica ancorada na pedagogia freireana. A metodologia teve uma abordagem qualitativa, do tipo Pesquisa Formação (JOSSO, 2010), mediada pelos Círculos Dialógicos Investigativo-formativos (HENZ, 2015) tendo esses a compreensão da Hermenêutica (GADAMER, 1999; HERMANN, 2002). A proposta de formação dialógica em contexto demonstrou o protagonismo, conscientização e auto(trans) formação das educadoras, em que se perceberam agentes de transformação e [re] significação da Proposta Pedagógica na Escola de Educação infantil.
Keywords : Educação Infantil; Proposta Pedagógica; Formação em contexto; Círculos Dialógicos Investigativo-formativos.