Educação & Formação
On-line version ISSN 2448-3583
Abstract
PIEDADE, João Manuel Nunes. Interesse, conhecimento e autoconfiança de futuros professores e professores em serviço no uso de robótica educacional em atividades de aprendizagem. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.1, e3345. Epub Jan 04, 2021. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i1.3345.
Este artigo reporta os resultados de um estudo que procurou analisar os níveis de interesse, conhecimento, resolução de problemas e autoconfiança dos professores em formação inicial e professores em exercício na utilização de robótica educativa para ensinar programação e pensamento computacional no Ensino Fundamental e Médio. Em Portugal, para ser professor da Educação Básica, é necessário um mestrado em Ensino. As temáticas ligadas ao Pensamento Computacional, à programação e à robótica vêm sendo integradas nos currículos escolares em vários países. Assim, é importante analisar a preparação dos professores para ensinar essas temáticas. A investigação assumiu uma abordagem quantitativa de caráter descritivo e exploratório e envolveu 49 participantes, professores em formação inicial e professores em serviço. Os resultados evidenciaram níveis positivos de interesse, conhecimento, resolução de problemas e autoconfiança em ambos os grupos. Foi possível identificar correlações estatisticamente significativas entre todas as dimensões, em particular entre as dimensões “autoconfiança” e “conhecimento” e entre as dimensões “resolução de problemas” e “interesse”. Assim, é necessário promover estas dimensões de forma integrada na formação inicial e contínua de professores através de programa de formação em robótica educativa.
Keywords : Didática da informática; Formação inicial de professores; Pensamento computacional; Programação. Robótica educativa.