Educação & Formação
On-line version ISSN 2448-3583
Abstract
GODOY, Elsa Daniela. Educação Sexual Integral na Argentina e performatividade: uma abordagem filosófica feminista. Educ. Form. [online]. 2021, vol.6, n.2, e4448. Epub Apr 20, 2021. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4448.
Realiza-se uma análise filosófica da performatividade de Judith Butler em relação à Educação Sexual Integral, que nos permite compreender a matriz heterossexista de inteligibilidade implícita nas pedagogias de gênero e sexualidade. No contexto da implementação da Educação Sexual Integral na Argentina, com base em pesquisas sobre suas conquistas e desafios, argumenta-se que esta perspectiva de gênero contribui para a superação de abordagens binárias que estigmatizam a diversidade sexual. Como contribuição interdisciplinar para o campo educacional, a reflexão a partir da performatividade potencializa mudanças nos conteúdos curriculares que os movimentos queer e feministas exigem, bem como deslocamentos libertadores das normas nas práticas escolares.
Keywords : Performatividade; ESI; Gênero; Diversidade.