SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8A sui generis educational process: the pedagogy for love in a Brazilianized idyllIntercultural educa[n]tion: songs based on tales as a means of intercultural education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação & Formação

On-line version ISSN 2448-3583

Abstract

OLIVEIRA, Jordane Lima Dias; LIMA, Augusto José Savedra  and  AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. A escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e10905.  Epub Jan 02, 2024. ISSN 2448-3583.  https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e10905.

Este estudo teve por objetivo explicitar o que as pesquisas do período de 2017 a 2021 evidenciam em relação à escola como lugar de aprendizagem docente. Para tal, utilizou-se como método a Revisão Sistemática de Literatura, em suas três fases: planejamento, condução e relato (Kitchenham, 2004). Para a análise dos dados, empregou-se a Espiral de Análise proposta por Creswell (2014). Os resultados evidenciaram uma categoria central, seguida de quatro subcategorias, que confirmam a escola como lugar privilegiado de aprendizagem docente, em quatro aspectos: na formação inicial, no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em cooperação com a escola; na formação continuada, quando reconhecidas as necessidades formativas dos professores; na realidade vivenciada na escola, onde as práticas são reconstruídas; e nos saberes experienciais compartilhados no meio escolar.

Keywords : saberes do docente; processos de ensino-aprendizagem; revisão de literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )