Educação & Formação
On-line version ISSN 2448-3583
Abstract
SOUZA, Érica de Souza e; BORGES, Heloisa da Silva and NASCIMENTO, Gabriel Rodrigues do. A formação continuada de professores/as em uma escola do campo em Parintins/AM. Educ. Form. [online]. 2023, vol.8, e11926. Epub Feb 23, 2024. ISSN 2448-3583. https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11926.
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Visa apresentar a formação continuada de professores/as que atuam em escola do campo em Parintins, Amazonas. Encontra-se fundamentado nos estudos de Arroyo, Caldart e Molina (2011), Borges (2015), Borges e Souza (2021), Caldart (2012), Coelho (2017), Molina e Antunes-Rocha (2014), Pimenta (2015), Souza (2017) e outros autores. Os resultados apontam que as formações continuadas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Parintins nem sempre atendem às necessidades, particularidades e singularidades dos docentes que trabalham em escolas do campo desse município. Conclui-se ser emergente uma formação de professores/as alinhada aos princípios da Educação do Campo, que possa contribuir para a práxis do/a professor/a do campo, pautada numa perspectiva crítica de emancipação humana, nas suas intermediações com a realidade da classe trabalhadora camponesa.
Keywords : Educação do Campo; escola do campo; formação continuada de professores/as..