SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2Nutrition education in schools: for an integrated approach in science classesTeaching knowledge in the formation project of agricultural engineering in the UFC agronomy course in Fortaleza author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Inter Ação

Print version ISSN 0101-7136

Abstract

RODRIGUES, Larissa Goulart  and  PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. Psicologia na educação: panorama da psicologia escolar em escolas públicas de Goiânia. Rev. Inter Ação [online]. 2012, vol.37, n.2, pp.381-395. ISSN 0101-7136.  https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.13088.

A psicologia tem construído historicamente estreitas relações com a educação. A psicologia escolar, enquanto campo de atuação da psicologia na educação, é uma das formas que têm se estabelecido em tais relações. Nosso objetivo foi analisar como estão essas relações no contexto goianiense hoje em dia, isso é, qual é o panorama atual da psicologia escolar em escolas públicas da cidade de Goiânia (GO). Para tanto, entramos em contato com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e, a partir da análise de entrevistas, verificamos que é incipiente a inserção do psicólogo escolar nesses âmbitos. Consideramos que alguns passos já foram dados em direção à ampliação desse espaço, embora ainda seja necessário um esforço coletivo para uma efetiva ocupação do mesmo, em prol de processos educativos mais significativos.

Keywords : Processos Educativos; Psicologia Escolar; Escolas Públicas; Goiânia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )