SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Conceptions of teachers on their teaching practices using the narrative type before and after a metatextual intervention programGender Identities in Class: the use of movies on combat against homophobia in schools of Brasília - Federal District of Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Perspectiva

Print version ISSN 0102-5473On-line version ISSN 2175-795X

Abstract

PASTORIZA, Bruno  and  PINO, José Claudio Del. Breve ensaio sobre o tempo, o sujeito e os modos de olhar para a história: Foucault e Cortázar. Perspectiva [online]. 2017, vol.35, n.3, pp.803-816. ISSN 2175-795X.  https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p803.

Pautado na literatura fantástica de Julio Cortázar e na proposta de história efetiva de Michel Foucault, este ensaio busca trazer um modo diferente de pensarmos as relações entre o sujeito e o tempo da história como elementos dos estudos em Educação. Iniciando com um conto cortazariano, evidencia-se a possibilidade de outro modo de ler o tempo no qual o conto se desdobra, bem como o próprio sujeito nele constituído. A partir dessas relações, articulam-se as propostas foucaultianas de afastamento dos duplos referentes ao sujeito e da concepção de tempo como motor da história. Ambos os autores são utilizados então para problematizar o campo das pesquisas em Educação e seus modos de compreender o tempo e o sujeito, que, pelo olhar desses dois autores, podem ser reconstruídos.

Keywords : Literatura; Educação; Saber.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )