Estudos em Avaliação Educacional
Print version ISSN 0103-6831
Abstract
VASCONCELOS, Simão Dias and LIMA, Kênio Erithon Cavalcante. Inclusão social e acesso às universidades públicas: o programa “Professores do Terceiro Milênio”. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, n.29, pp.67-86. ISSN 0103-6831.
A enorme desigualdade de acesso ao ensino superior entre estudantes de escolas públicas e privadas estimula a criação de estratégias para ampliar a “competitividade” dos egressos da rede pública. O Programa Professores do Terceiro Milênio, desenvolvido conjuntamente pela Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal Rural de Pernambuco, visa oferecer formação complementar a estudantes de escolas públicas. Prioriza os cursos de Licenciatura em Ciências da UFPE e UFRPE, pois almeja, a médio prazo, a formação de professores com domínio do conhecimento científico e compromisso com a qualidade da educação do país. O curso é diário e gratuito, e as aulas são ministradas por alunos de licenciaturas. Desde 1997, o curso já aprovou 420 alunos de cursos de Licenciaturas em Ciências das universidades federais, com índices médios de aprovação variando entre 24% e 66%. A área de Biologia vem sendo a mais procurada, e com maior taxa de aprovação. O Programa é, atualmente, um dos maiores deste modelo no país e contribui para que estudantes carentes aumentem seu potencial para aprovação em cursos de alto nível, ampliando seu direito à cidadania.
Keywords : Ensino De Ciências; Cidadania; Educação Superior; Inclusão Social.