Estudos em Avaliação Educacional
Print version ISSN 0103-6831
Abstract
ALBERTINO, Fátima Maria De Freitas and SOUZA, Nadia Aparecida De. Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivo. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, n.29, pp.169-190. ISSN 0103-6831.
O presente trabalho teve como preocupação superar práticas avaliativas que pouco contribuem para a formação do profissional de enfermagem comprometido com o desvelamento, reflexão e superação das dificuldades do cotidiano de trabalho. Assim, houve necessidade de melhor compreender como uma nova prática avaliativa altera uma concepção anterior e interfere na formação do futuro profissional. Para tanto, desenvolveu-se estudo qualitativo, envolvendo 21 alunos da disciplina Administração da Assistência de Enfermagem. A coleta de dados “utilizou” diferentes instrumentos: representação simbólica, questionários, portfólio, fichas de análise de desempenho, observação direta do cotidiano e grupos de discussão para análise dos aspectos a serem aperfeiçoados no desempenho profissional. As análises evidenciaram que a avaliação como processo gerou maior comprometimento com a reflexão sobre a prática e o aperfeiçoamento do processo de trabalho e com a superação das questões emersas do cotidiano. Pelos resultados obtidos é possível afirmar que o medo progressivamente desaparece quando a avaliação efetivada prioriza o processo e não apenas o produto, que a avaliação como processo é fator importante na relação entre o ensino e a aprendizagem e que a relação horizontal entre professor e aluno contribuiu para a formação de um profissional instrumentalizado criticamente para a tomada de decisões.
Keywords : Avaliação Da Aprendizagem; Ensino Superior; Concepção E Ação Docente; Portfólio.