SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue43Avaliação educacional: para além da unilateralidade objetivista/subjetivistaAvaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

GARCIA, Joe. Avaliação e aprendizagem na educação superior. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.43, pp.201-213. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta uma análise teórica sobre as relações entre avaliação e aprendizagem na educação superior. Tendo por base a perspectiva fornecida por um conjunto de pesquisas a respeito da avaliação no contexto do ensino universitário, analisamos a influência que as práticas de avaliação exercem sobre a abordagem dos alunos em relação à aprendizagem. Também exploramos o conceito de estilo de pensamento, fundamentados nos escritos de Sternberg (1997). Ao final, tecemos algumas considerações acerca da importância das escolhas avaliativas exercidas pelos professores que atuam na graduação.

Keywords : Ensino Superior; Avaliação da Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )