Estudos em Avaliação Educacional
Print version ISSN 0103-6831
Abstract
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Perspectivas teóricas e metodológicas da pesquisa em política educacional na atualidade. Est. Aval. Educ. [online]. 2009, vol.20, n.44, pp.493-507. ISSN 0103-6831.
O texto analisa as tendências de abordagem mais frequentes nos estudos acadêmicos sobre políticas educacionais no campo da educação no Brasil e examina a tensão entre políticas universais versus compensatórias; igualdade versus equidade. Discute a abordagem das políticas públicas baseada na análise de sua trajetória, como a do ciclo de políticas, utilizada por cientistas brasileiros. Refere-se também à proposta de estudo do ciclo de políticas educacionais, feita por Stephen Ball, que conclui pela necessidade de contemplar a um tempo as políticas da igualdade, reivindicadas pelos neomarxistas, e as políticas da diversidade, reclamadas pelos pós-estruturalistas.
Keywords : Políticas Educacionais; Políticas Públicas; Educação; Pesquisa.