SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue45Avaliação da ação afirmativa no vestibular da UFBAAmpliando o conceito de competência: contribuições às políticas públicas de certificação de competências author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

LEITAO, Thiago Miguel Sabino de Pereira; MORICONI, Gabriela Miranda; ABRAO, Mariângela  and  SILVA, Dayse Souza da. Análise acerca do boicote dos estudantes aos exames de avaliação do ensino superior. Est. Aval. Educ. [online]. 2010, vol.21, n.45, pp.87-105. ISSN 0103-6831.

Este estudo analisa o fenômeno popularmente denominado de boicote aos exames que compõem o sistema de avaliação do ensino superior no Brasil, dando ênfase ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ao fazê-lo, evidencia a magnitude do boicote ao longo do tempo, entre as instituições públicas e privadas, por tipo de boicote. Investigando o último triênio de avaliação do Enade, a análise econométrica identifica as variáveis que mais afetam a decisão do aluno ao adotar esse comportamento. Essas análises permitiram traçar um perfil do estudante que adere ao fenômeno. Como principal conclusão, o estudo aponta que o boicote, quando analisado de forma geral, não se mostra significativo, uma vez que o percentual de ocorrência nunca foi superior a 3,5%, mas quando analisado por curso a incidência desse fenômeno apresentou grandes variações. O presente artigo também revela algumas possíveis motivações para esse comportamento, entre elas a insatisfação do aluno com o curso e/ou a instituição.

Keywords : Avaliação da Educação; Ensino Superior; Enade; Comportamento; Alunos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )