SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue53Avaliação na educação básica: a revista Estudos em Avaliação EducacionalAnálise da avaliação da alfabetização de Minas Gerais: evolução e desigualdade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

BAUER, Adriana. Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica. Est. Aval. Educ. [online]. 2012, vol.23, n.53, pp.104-125. ISSN 0103-6831.

Este estudo, cujo objeto é o programa de formação continuada Letra e Vida, oferecido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo a professores alfabetizadores entre 2003 e 2006, avaliou os impactos do Programa nos resultados de desempenho dos alunos de 1ª série em 2007, mensurados pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e nas concepções e práticas de alfabetização dos professores que dele participaram. Para o desenvolvimento do trabalho, aplicou-se o método misto, no qual se combinaram dados quantitativos e qualitativos. As análises estatísticas do estudo original contemplaram a triangulação dos resultados das análises de regressão linear múltipla, realizadas com base na comparação dos resultados de alunos de escolas com diferentes proporções de professores que participaram do curso, e de estudos baseados em árvores de decisão.

Keywords : Programa Letra e Vida; Avaliação do Programa; Análise de Dados; Educação Continuada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )