SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue59Federal normatizations and enrollment supply in brazilian day care centersSaeb questionnaries: what do they really measure? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

CORREA, Erisson Viana; BONAMINO, Alicia  and  SOARES, Tufi Machado. Evidências do efeito da repetência nos primeiros anos escolares. Est. Aval. Educ. [online]. 2014, vol.25, n.59, pp.242-269. ISSN 0103-6831.  https://doi.org/10.1822/255920142862.

No contexto do debate sobre as vantagens e desvantagens da repetência escolar como medida pedagógica, este trabalho pretende verificar os efeitos dessa prática sobre o desempenho de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo é investigar se alunos que repetiram, mesmo ao custo de um ano extra de escolarização, apresentam ganhos reais de proficiência que justifiquem a utilização de tal medida. Para tanto, desenvolvemos um estudo observacional que compara dois grupos de alunos, repetentes e promovidos, organizados por pareamento assistido, analisando o impacto da repetência nas medidas de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática desses grupos em diferentes momentos da sua trajetória escolar. Os resultados mostram que, ao longo do tempo, os alunos repetentes aprendem menos que os promovidos. Quando comparados em uma mesma série, independente do ano letivo em que a cursaram, os repetentes se saem melhor, embora o efeito em Língua Portuguesa se perca ao longo das séries.

Keywords : Repetência; Avaliação do Rendimento Escolar; Pesquisa Longitudinal; Ensino Fundamental..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )