SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue65The experience of institutional evaluation in the municipality of Campinas: a testimonyReflections on possible quality criteria for full-time schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

YOUNG, Michael  and  MULLER, Johan. Três cenários educacionais para o futuro: lições da sociologia do conhecimento. Est. Aval. Educ. [online]. 2016, vol.27, n.65, pp.522-551. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v27i65.3726.

O presente texto se baseia em enfoques oriundos da sociologia do conhecimento e, em vista deles, constrói três cenários para o futuro da educação nas próximas décadas. O principal foco recai sobre uma das mais cruciais questões enfrentadas pelos formuladores de políticas educacionais - a relação entre a escola e o conhecimento da vida cotidiana ou do senso comum. As diferentes possibilidades sobre como as fronteiras entre conhecimento escolar e não escolar devem ser abordadas são expressas em três cenários - "fronteiras dadas", "um mundo sem fronteiras" e a ideia da "manutenção das fronteiras como condição para seu cruzamento". As implicações educacionais de cada cenário são exploradas e argumenta-se em favor do terceiro deles. Consideram-se também os fatores que podem fazer com que um ou outro desses cenários domine nas políticas educacionais.

Keywords : Sociologia do Conhecimento; Realismo Social; Currículo; Conhecimento; Fronteiras Disciplinares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )