SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue69Preliminary course concept: unique concept for a multiple educational realityEducatio nal indicators and school accounta bility: a st udy about the “Prêmio Escola Nota Dez” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

BISINOTO, Cynthia  and  ALMEIDA, Leandro S.. Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.774-803.  Epub Dec 01, 2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4370.

A prática de avaliar o ensino docente é largamente utilizada na educação superior sob o argumento de assegurar e aperfeiçoar a qualidade da formação, entretanto, está permeada por uma série de tensões e conflitos. Com objetivo de apreender os sentidos atribuídos à avaliação do ensino, estudantes e professores de uma universidade pública foram entrevistados e, para enquadramento das entrevistas, o Manual da Qualidade da universidade foi analisado. Estudantes e professores são favoráveis à avaliação do ensino, mas ressaltam a pouca difusão dos resultados e a fraca utilização do feedback recolhido. Os professores requerem estratégias de apoio institucional. A universidade tem um complexo sistema de qualidade centrado na coleta da informação, carecendo de medidas de apoio e promoção do ensino. Identificam-se como desafios a efetiva implementação da aprendizagem centrada no estudante e a capacidade de reunir evidências que a demonstrem, tomando as práticas de ensino-aprendizagem.

Keywords : Educação Superior; Avaliação da Educação; Inquéritos Pedagógicos; Qualidade do Ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )