Estudos em Avaliação Educacional
Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X
Abstract
SALES, Paula Elizabeth Nogueira; HEIJMANS, Rosemary Dore and SILVA, Carlos Eduardo Guerra. Análise multinível da Transição estudantil do curso técnico para o ensino superior. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.896-925. Epub Dec 01, 2017. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4095.
Este artigo analisa fatores do estudante e do contexto escolar associados à transição da formação técnica de nível médio para o ensino superior. Um survey foi conduzido com 1.570 alunos que concluíram ou abandonaram cursos técnicos entre 2006 e 2010, abrangendo 37 instituições da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais. Os dados foram analisados por meio de um modelo estatístico hierárquico, que abrangeu três níveis: estudantes, cursos técnicos e instituições de educação profissional. Os resultados apontam que a transição para o ensino superior está associada a fatores dos estudantes (pessoais, socioeconômicos, profissionais e acadêmicos), dos cursos e das instituições técnicas (curso médio concluído na mesma instituição de educação profissional e localização da instituição). Os resultados contribuem para a reflexão sobre estratégias e políticas de melhoria da qualidade do ensino técnico e do acesso à educação superior.
Keywords : Transição Educacional; Educação Profissional; Educação Superior; Análise Multinível.