SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue78WHAT DIFFERENTIATES SCHOOLS WITH GOOD PERFORMANCE IN THE FINAL YEARS OF ELEMENTARY EDUCATION?HETEROGENEITY OF THE IMPACT OF CHILD LABOR ON SCHOOL PERFORMANCE IN PARANÁ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

FIRME, VINÍCIUS DE AZEVEDO COUTO. EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS DO IMPACTO DA ALFABETIZAÇÃO SOBRE O CRESCIMENTO ECONÔMICO. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.600-625.  Epub June 09, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7452.

Esta pesquisa usou uma versão espacial do modelo proposto por Mankiw, Romer e Weil [MRW (1992)] para avaliar o impacto da alfabetização sobre a renda per capita dos municípios brasileiros no período de 1980 a 2010. Os resultados indicam que o efeito da alfabetização é maior em regiões mais homogêneas e transborda para a vizinhança. Em média, um crescimento de 1% na taxa de alfabetização faria a renda crescer 1,684%. Portanto, o produto interno bruto (PIB) brasileiro poderia ser 15,91% maior caso o Brasil atingisse a taxa de alfabetização europeia. Alternativamente, Alagoas, Piauí, Paraíba e Maranhão (e outros dez estados) poderiam aumentar suas respectivas rendas em 32,77%, 29,09%, 26,53% e 23,97%, caso atingissem a média nacional de alfabetização.

Keywords : EDUCAÇÃO; CRESCIMENTO ECONÔMICO; TAXA DE ALFABETIZAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )