SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35EVALUATION OF MUNICIPAL SUB-CAPACITIES REQUIRED BY GOAL 1 OF 2014-2024 PNEACCESS TO DAYCARE IN BRAZILIAN MUNICIPALITIES AND THE NATIONAL EDUCATION PLAN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

ALVES, ANDRéIA VICêNCIA VITOR  and  ALVES, ANDRêSSA GOMES DE REZENDE. O PME DE MUNICÍPIOS BRASILEIROS FRONTEIRIÇOS: DIAGNÓSTICO DA META PARA A GESTÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2024, vol.35, e10499.  Epub Mar 25, 2024. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v35.10499.

Este estudo versa sobre o diagnóstico apresentado a partir da avaliação e monitoramento do Plano Municipal de Educação de dois municípios sul-mato-grossenses fronteiriços, Mundo Novo e Ponta Porã, objetivando analisar se e como a Meta 19 e suas estratégias vêm sendo cumpridas. Trabalhou-se com o Plano Nacional de Educação, o Plano Municipal de Educação e o Relatório de Monitoramento desses municípios. Constata-se a não implementação da gestão democrática em suas escolas públicas, pois as estratégias da Meta 19 ainda não foram cumpridas, estando em andamento, mesmo com a iminente finalização da vigência dos planos. Ademais, a Meta 19 expressa desafios para o planejamento educacional, visto que, até então, a efetivação da gestão democrática não foi central nas ações governamentais.

Keywords : PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO; GESTÃO DEMOCRÁTICA; EDUCAÇÃO BÁSICA; MONITORAMENTO..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )