Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
Print version ISSN 0104-7043
Abstract
COLLET, Celia Letícia Gouvêa. Performance e transformação na escola indígena Bakairi. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2010, vol.19, n.33, pp.173-184. ISSN 0104-7043.
Tendemos a ver a escola indígena através de nossos (pré)conceitos sobre a instituição “escola” como somente um local de aprendizado de certos conteúdos e formação pessoal e profissional. Através de uma etnografia dos Bakairi (grupo indígena localizado em Mato Grosso) e, mais especificamente, de sua escola, pude perceber que esta instituição foi apropriada por eles a partir de referenciais culturais bastante próprios. A escola foi identificada aos rituais ´tradicionais´, não apenas por ser um espaço de socialização e performance, mas também por ser um local de ‘transformação’ e de garantia da perpetuação de seu povo e suas famílias.
Keywords : Educação Escolar Indígena; Bakairi; Transformação.