Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
Print version ISSN 0104-7043
Abstract
BELTRAO, Lícia Maria Freire and ARAPIRACA, Mary de Andrade. Literatura na formação de professoras: presente!. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.41, pp.117-127. ISSN 0104-7043.
O ensaio, inspirado nas considerações de Iser sobre representações, “um como se” bem ao gosto da escrita literária, escopo de sua discussão, partilha as experiências, concepções e práticas constitutivas da formação de professoras em exercício, que elegeu, entre outros artefatos, a linguagem, as artes, as letras e as tecnologias como fios que teceram os diálogos em torno das aprendizagens e dos ensinos. Nele, se reconhece a questão da literatura e do ensino como uma relação mais polêmica que pacífica, e mostra-se como a leitura literária levou professoras a descobrir autores e passar a incluir a literatura como realce das suas práticas pedagógicas. As escritas advindas dos diversos gêneros literários foram o alicerce para construção do memorial de formação, atividade inerente ao curso.
Keywords : Literatura; Formação de Professores; Projeto Salvador; Leitura.