SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue50Accessibility for the inclusion of the disabled person: what are we speaking about?Audio description and access to audiovisual culture to the empowerment of visually impaired people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

DORNELLES, Patricia Silva; CARVALHO, Claudia Reinoso Araujo de  and  CASTRO, Aline Rocha de Souza Ferreira de. O curso de pós-graduação em acessibilidade cultural da universidade federal do Rio de Janeiro e suas ações de ensino, pesquisa e extensão. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.50, pp.105-117. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n50.105117.

O Curso de Especialização em Acessibilidade Cultural (CEAC), criado em 2013 pelo Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ em parceria com o Ministério da Cultura, é uma iniciativa pioneira de formação lato sensu na temática. O objetivo deste artigo é apresentar o CEAC e suas contribuições para o fortalecimento de uma política que reflita e articule a Acessibilidade Cultural para as pessoas com deficiência. Por meio de um relato de experiência, antecedido por uma breve contextualização política sobre o tema, foram discutidos os aspectos inerentes ao curso: indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão; a formação de uma rede de articulação, fomento e formação em acessibilidade cultural e a produção científica decorrente do CEAC. Constatou-se que em suas duas edições ele teve um papel estratégico na visibilidade da questão e na luta das pessoas com deficiência pela garantia de acesso à fruição cultural, tal como preconizado pelas políticas públicas.

Keywords : Políticas Culturais; Pessoas com Deficiência; Acessibilidade Cultural; Formação Profissional.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )