SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue50Audio description and access to audiovisual culture to the empowerment of visually impaired peopleThe training of audio description consultants: inclusion and accessibility from a to z author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

CARDOSO, Eduardo; SILVA, Tânia Luisa Koltermann da  and  ZARDO, Kemi Oshiro. Design para experiência multissensorial em museus. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2017, vol.26, n.50, pp.135-158. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.v26.n50.135158.

Este artigo visa apresentar os resultados obtidos com a pesquisa de doutorado intitulada Design para experiência multissensorial em museus: fruição de objetos culturais por pessoas com deficiência visual, realizada no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PgDesign/UFRGS), de 2012 a 2016. Teve-se como objetivo propor os requisitos para o projeto e o desenvolvimento de recursos multimodais táteis e sonoros para fruição de objetos culturais pelo usuário com deficiência visual em museus, segundo uma abordagem integrada com base no design para a experiência. O embasamento metodológico ampara-se nas abordagens de pesquisa qualitativa e pesquisa aplicada. Assim, são empregadas as técnicas de observação direta, entrevistas e Engenharia Kansei para caracterizar e compreender as experiências dos sujeitos da pesquisa, bem como para compreender os processos de desenvolvimento e os materiais para produção de recursos para consequente avaliação. A verificação do trabalho ocorreu no Museu Joaquim Felizardo, em Porto Alegre. Os requisitos de projeto validaram a hipótese elencada em resposta ao problema de pesquisa. Além dos requisitos de projeto, chegou-se a novos instrumentos para o auxílio no projeto de recursos de acessibilidade, como: metodologia para o desenvolvimento de recursos multimodais táteis e sonoros e instrumento para avaliação da experiência pelo usuário por meio de escalas de diferencial semântico.

Keywords : Design; Fruição; Museus.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )