Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194
Abstract
SANTANA, Luciana Alaíde Alves; MEIRELES, Everson and CARVALHO, José Jorge de. ACESSO ÀS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS APÓS A LEI DE COTAS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2019, vol.28, n.55, pp.127-141. Epub Oct 14, 2020. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p127-141.
Buscou-se avaliar, no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras, como se deu a consecução das metas estabelecidas na Lei nº 12.711. Foram analisados microdados do Censo da Educação Superior no período de 2013-2016. A partir de análises descritivas, foi possível observar marcante mudança no perfil dos ingressantes no período estudado. Em 2016, 38,2% das matrículas em vagas novas nas IFES eram de ingressantes pelo Programa de Reserva de Vagas (PRV). As IFES localizadas no Nordeste do país foram as que promoveram maior acesso via cotas; as do Sudeste, menor. Os critérios de inclusão que viabilizaram maior número de ingressos via PRV foram escola pública, étnico/racial e renda, respectivamente. Foi observado ampliação do acesso em todos os turnos e áreas de conhecimento. Concluiu-se que o percentual de ingresso via PRV se aproximou da meta de 50% apregoada pela Lei, tendo sido promovida maior diversidade no campus.
Keywords : Ensino superior; Políticas afirmativas; Lei de cotas.