Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194
Abstract
(UFU), Simone Tiemi Hashiguti; (UFU), Fabiane Lemes and (UFU), Rogério de Castro Ângelo. A SALA DE AULA SOB A VONTADE DA NEUTRALIDADE DE SENTIDOS. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2020, vol.29, n.58, pp.119-133. Epub Dec 15, 2020. ISSN 2358-0194. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p119-133.
Em meio às disputas políticas entre partidos conservadores e progressistas nos últimos anos, a sala de aula tem sido um espaço de intensa disputa de sentidos. Uma interpretação que tem sido frequente sob a ótica conservadora é a de que, ao invés de ser um espaço politicamente neutro, a sala de aula tem sido lugar de doutrinação política, ideológica e moral por parte de docentes. Uma das iniciativas que visa a legislar contra o que foi chamado de “abuso da liberdade de ensinar” é o Programa Escola sem Partido. Neste artigo, a partir de uma perspectiva discursiva de linguagem, realizamos uma análise discursiva do site informativo desse programa. Observamos, intra e interdiscursivamente, como a escola, os conteúdos didáticos, o professorado e o alunado são objetificados a partir de um ideal de língua como instrumento de comunicação e de sala de aula como ambiente do sujeito-suposto-saber, controlado e consciente.
Keywords : Interpretação; Linguagem; Escola sem Partido.