SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue62AN EMANCIPATORY EDUCATION STRATEGY BASED ON THE THEORY OF SOCIAL REPRESENTATIONSLEARNING BY TEACHING: THE DISCOURSE OF STUDIES ON THE TOPIC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

SILVA, Fernando Guimarães Oliveira da. EDUCAÇÃO CONTRA OS QUADROS DE GUERRA. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.62, pp.204-222.  Epub Dec 16, 2021. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n62.p204-222.

Este texto é um ensaio no campo da filosofia da educação, e que faz parte do projeto de pesquisa Contribuições da interseccionalidade com as diferenças para se problematizar o saber-fazer docente, desenvolvido junto à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Como objetivo, é proposto problematizar o compromisso ético-político da educação a serviço da desconstrução do favorecimento dos quadros de guerra, proposto pelo enfoque butleriano, naturalmente propagados, na atualidade, contra as diferenças. Com abordagem no terreno das pesquisas pós-críticas em educação, a pesquisa bibliográfica se fez exploratória e descritiva a fim de evocar pesquisadores(as) da educação para revigorar o projeto-compromisso ético-político brasileiro em prol da educação escolar pública e democrática. Na atualidade, são criados, a exemplo do atual governo, o fomento aos quadros de guerra, por meio de intensos discursos de ódio às diferenças de gênero, sexualidades, raça, etnias etc., o que reacende a luta por uma educação que resista às guerras.

Keywords : educação; quadros de guerra; diferenças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )