SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue64YOUTH IN FOCUS: DIVERSITY IN THE PROFILE OF SUBSEQUENT TECHNICAL COURSE STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043On-line version ISSN 2358-0194

Abstract

PANTOJA, Leandro de Freitas  and  CUSTODIO, Elivaldo Serrão. EDUCAÇÃO DO CAMPO E SEUS REFLEXOS NO CONTEXTO AMAPAENSE. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2021, vol.30, n.64, pp.286-303.  Epub Mar 19, 2022. ISSN 2358-0194.  https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p286-303.

O presente trabalho tem por objetivo trazer reflexões acerca da educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense, mais precisamente sobre o Distrito do Anauerapucu localizado na zona rural de Santana-AP, com destaque para a Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho. A investigação orientou-se no paradigma qualitativo, através do método de abordagem indutiva, bem como através de pesquisa bibliográfica e documental. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram observações in situ, registros fotográficos e diálogos informais - alunos, professores e moradores locais mais antigos - como forma de investigação. Os resultados revelam certo distanciamento entre o discurso, teorias e ações no espaço escolar. As questões que norteiam o debate sobre Educação do Campo não têm ecoado no seio da comunidade, assim como há uma extrema necessidade de fomento de políticas públicas na formação continuada de professores, estrutura física adequada, bem como material didático específico.

Keywords : distrito de Anauerapucu; educação do campo; escola estadual Francisco de Oliveira Filho; Santana-AP.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )